NOSSA HISTÓRIA

                                          O INÍCIO

         No ano de 1985 o prefeito Osvaldo Casonato, atendendo a solicitação das comunidades dos bairros Pq. Residencial Zangaletti, Vila Coradi, Jardim Arco Iris, Bom Retiro e Vila Santo Antonio, instalou, conforme Lei nº 51 de 21/03/1985 no prédio da Associcana, na Rua Olaria, no Bairro Jardim Arco Iris, duas salas que deram início ao funcionamento da Escola Estadual Agrupada do Jardim Arco Iris, criada por Decreto nº 23.246 de 01/02/1985.
         Funcionavam no período da manhã duas classes, uma da 3ª e uma da 4ª série e no período da tarde uma de 1ª série e uma de 2ª série.
         No mês de julho deste mesmo ano foi solicitada a desocupação do prédio e a escola passou a funcionar no vestiário do Ginásio de Esportes onde permaneceu até o dia 08 de setembro de 1987, data em que foi transferida para o prédio próprio onde funciona até hoje.
         O saudoso professor Valdomiro Casagrande foi indicado patrono da escola por um deputado de São Paulo, tendo em vista sua grande participação e envolvimento para com a educação. Com a Lei nº 6371 de 30/12/1988, a escola deixa de ser “Agrupada” - pois o número de classes havia aumentado - passando a se chamar Escola Estadual de Primeiro Grau Professor Valdomiro Casagrande, depois Escola Estadual Prof. Valdomiro Casagrande,  funcionando em dois  períodos: diurno (manhã e tarde com classes até a 5ª série) e noturno (com classes de 6ª. a 8ª. séries).
         Em 1996, voltou a funcionar apenas com o Ciclo I do Ensino Fundamental, ou seja, de 1ª. a 4ª séries.
         Em 22 de abril de 2009, a escola foi municipalizada na gestão do Senhor  Luiz Antonio Nais, atual prefeito,  conforme Decreto Municipal nº 3559 de 07/02/2009 e Termo de Aditamento de 22/04/2009, passando a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) PROF. VALDOMIRO CASAGRANDE, sendo hoje assistida pelo Departamento de Educação, mais precisamente pela Diretora de Departamento  Professora Rosa Laura Garcia Calacina.

GRÊMIO ESTUDANTIL

         Conforme a legislação, o Grêmio Estudantil sempre foi uma instituição agregada à Escola – faz parte da Equipe Escolar – tem como objetivo geral congregar o corpo discente da escola; defender os interesses individuais e coletivos dos alunos, participando nos órgãos internos de deliberação da escola e incentivando a cultura literária, artística, desportiva e social de seus membros. Atualmente, recebe o nome de Grêmio Estudantil Osvaldo Casonato.